Saudado por sua iniciativa, apicultores e parlamentares parabenizaram o vereador Flávio Cheker por ter promovido audiência pública, no dia 27 de março, para reivindicar sede própria para a Associação do Apicultor de Juiz de Fora – APIJUR, bem como solicitar formas de o Executivo fornecer maiores incentivos aos produtores da cidade e região.
“A idéia de fazer tal chamamento à sociedade nasceu há um ano atrás, exatamente em 22 de maio de 2006, quando da comemoração do “Dia Nacional do Apicultor” e foi amadurecida pelo conhecimento em relação ao trabalho dos apicultores, que dedicam suas vidas a essa atividade nobre e milenar. Eles relataram, na ocasião, as dificuldades em conviver com o mercado de produtos clandestinos, entre outras dificuldades, que motivaram essa audiência”, enfatizou Cheker.
Para que os produtores de Juiz de Fora consigam desenvolver um trabalho de maior qualidade, a exemplo do que ocorre em Paris, no centro do Jardim de Luxemburgo, a reivindicação maior foi a sugestão de utilizar espaço, no Parque da Lajinha, que poderá servir como ponto turístico (desenvolvido pela curiosidade em torno da vida das abelhas), também como Centro de Informações, e como local para reuniões e arquivamento da documentação.
Flávio Cheker acolheu as reivindicações da Apijur, por considerar que são imensos os benefícios que os derivados do mel proporcionam ao ser humano. Ele enfocou que a ciência já se rendeu a essa realidade e a cada ano registram-se avanços em produtos, que vão desde a cosmética até a farmacêutica, além da alimentação de primeira linha que essa atividade propicia.
Para o presidente da Associação, Lúcio Guilhon Júnior, os apicultores de Juiz de Fora e região, ainda não possuem uma política voltada para a produção e comercialização desses produtos. “Além de uma sede própria, nós necessitamos de um Centro de Inspeção, onde poderíamos ter técnicos preparados para fiscalizar a qualidade dos produtos, facilitando ainda, na embalagem e comercialização das mercadorias”, explicou.
A garantia de que as reivindicações serão levadas ao Executivo foi reafirmada pelo secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni. Ele participou de audiência pública e ressaltou estar dando apoio aos produtores, promovendo fiscalização ostensiva, mas com diálogo aberto para recebimento de sugestões, para que estas venham a impulsionar a produção do mel e seus derivados no município.
Para Flávio Cheker, a Câmara constitui-se em espaço privilegiado para essas discussões e espera que a Portaria criada para atender aos apicultores possa fortalecer a categoria. Representados pelo presidente da APIJUR, Lúcio Guilhon Júnior, os apicultores agraciaram o vereador com camisa da Associação e um pote do legítimo mel produzido na região.