Vereador em seu quarto mandato e professor de literatura há 30 anos, Flávio Cheker (PT) também é o atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O site eMiolo.com conversou com Cheker para saber suas opiniões a respeito da vida política e cultural de Juiz de Fora. Confira!
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker conferiu, no dia 15 de dezembro, Moção de Aplauso à nova direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais – Sind-UTE, eleita no último pleito. Tendo sido a primeira vez que ele lançou mão deste recurso na Câmara, Cheker afirmou ter sentido a necessidade real de homenagear os companheiros de magistério, pela incansável luta, pela competência desenvolvida, apesar de todas as dificuldades e empecilhos da profissão.
Leia mais e deixe seu comentárioSOLENIDADE DE ENTREGA DA MOÇÃO DE APLAUSO
À DIRETORIA ELEITA DO SIND-UTE – JF
Transcrevemos na íntegra os Pronunciamentos do Vereador Flávio Cheker e da representante do SIND-UTE, Maria Elisa Barone, du- rante a Solenidade de Entre- ga das Moções de Aplauso à nova direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais, eleita no último pleito. (Confira…)
O vereador Flávio Cheker promoveu, no dia 13 de dezembro, um encontro com coordenadores do Sindicato dos Professores (Sinpro) e professores da rede municipal de ensino, para discussão conjunta das principais reivindicações da categoria, que tem sido continuamente desrespeitada pela Prefeitura de Juiz de Fora.
“Estive preso e viestes me visitar: Relatos das entidades que atuam nas unidades do complexo penitenciário de Juiz de Fora”
“As discussões acerca da realidade do sistema prisional de Juiz de Fora apontam para a direção de que Estado e sociedade devem ser parceiros no auxílio aos encarcerados e egressos. Essa precisa ser uma via de mão dupla”. Dessa forma, o vereador Flávio Cheker, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora, abriu o Primeiro Seminário do Estado sobre a situação dos presos e sua reinserção na sociedade.
Leia mais e deixe seu comentárioEm audiência pública convocada pelo vereador Flávio Cheker surgiu, pela primeira vez por escrito, proposta para que as ações de preservação do acervo do historiador e jornalista Dormevilly Nóbrega venham a ser realizadas por uma instituição pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentário
O professor Flávio Cheker recebeu homenagem dos formandos do Curso de Licenciaturas, tendo sido agraciado com o título de Paraninfo da turma de Letras da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Em seu pronunciamento, ressaltou os valores de cada escolha pessoal e de cada conquista, falou sobre as exigências do mercado e a necessidade de estar preparado para os novos desafios.
Comemorou-se em 10 de novembro o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e diversos eventos foram realizados para abordar assuntos correlatos à Saúde Auditiva no município. Especialistas, conselhos e unidades de saúde de Juiz de Fora, além do Instituto Nacional de Educação ao Surdo, unem esforços, em campanhas, para sensibilizar a população sobre o estar atenta aos sintomas da perda auditiva e reconhecem como fundamental importância a realização do exame auditivo no recém-nascido, determinado através da lei de autoria do vereador Flávio Cheker, conhecida como “Teste da Orelhinha”.
Durante as campanhas eleitorais, o Colégio e Curso Catedral promoveu uma série de três debates, no mês de outubro, com o objetivo de oferecer subsídios e orientações políticas aos estudantes de 1º e 2 º anos do ensino médio, que buscavam informações sobre a campanha dos candidatos à Presidência da República, no segundo turno das eleições. Para isto, o estabelecimento de ensino convidou os vereadores Flávio Cheker, apresentando as propostas de Lula (PT), e Eduardo Novy, respectivamente, com as proposições de Alckmin (PSDB).
Leia mais e deixe seu comentário
A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Juiz de Fora foi discutida em audiência pública, convocada pelo vereador Flávio Cheker, no dia 18 de outubro, com o objetivo principal de acompanhar o processo de integração da cidade à rede do Suas, já que, ainda, não há definição para o percentual do orçamento para investimentos na área, deixando o setor aquém dos patamares de importância que são conferidos, por exemplo, à educação e à saúde.
Leia mais e deixe seu comentárioENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNAL ENTRELINHAS – DO CES/JF – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – Ano 1 – Nº 1 – Maio de 2006
Para esclarecer algumas relações entre a literatura e a consciência do povo, o primeiro número do “Entrelinhas” traz o vereador da Câmara Municipal de Juiz de Fora e Mestre em Literatura pela Universidade Federal Fluminense Flávio Procópio Cheker , que acredita que “o exercício da política no sentido amplo é gratificante, mas a política parlamentar é muito empobrecedora e, do ponto de vista intelectual, extremamente árida.”
Leia mais e deixe seu comentário
O vereador Flávio Cheker reapresentou projeto de lei que prevê velocidade máxima de 20 km/h nos principais cruzamentos de pedestres na Avenida Rio Branco para o transporte coletivo urbano. O objetivo da matéria é a redução de acidentes e atropelamentos em trechos de intenso tráfego registrados na avenida.
Nas reuniões extraordinárias que deram início aos trabalhos no plenário da Câmara Municipal, no mês de outubro de 2006, o vereador Flávio Cheker foi enfático na defesa dos cidadãos, quando da votação do “pacote tributário” apresentado pela Prefeitura.
A mensagem do Executivo que, para Flávio, deveria ser amplamente discutida com a sociedade antes de sua votação e aprovação, segundo disposto no Estatuto da Cidade, traz alterações das alíquotas do IPTU (Imposto predial e territorial Urbano), a substituição da TSU (Taxa de Serviços Urbanos) pela TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) e a elevação da CCSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para os não consumidores.
Leia mais e deixe seu comentário
Com a proximidade do período de chuvas, foram retomadas as discussões em busca de soluções urgentes para os problemas enfrentados pelas famílias que, ainda, estão submetidas aos riscos de desabamento no Leito da Leopoldina. A audiência pública, realizada na Câmara Municipal, foi também solicitada pelo vereador Flávio Cheker, que acompanha, há vários anos, a situação dos moradores da área de risco.
Em audiência pública realizada em setembro de 2006, o vereador Flávio Cheker reafirmou suas convicções sobre os benefícios e a necessidade de uma política de esporte e lazer consistente, que seja capaz, não somente, de promover a sociabilidade e o desenvolvimento físico e mental (características potenciais do próprio esporte), mas pelo fato estratégico dele ser considerado como poderosa arma para resolver desequilíbrios gerados pela desigualdade de renda na sociedade capitalista.
Leia mais e deixe seu comentário“Espero que o Concult – Conselho Municipal de Cultura nasça e seja coroado com o espírito de democracia direta, dentro dos marcos de uma sociedade plural e moderna. Conhecemos as debilidades do processo de implantação, mas estarei imbuído da visão de que se deva acolher as intervenções da sociedade e do setor artístico para o enriquecimento da estrutura que erguerá este Conselho”.
Leia mais e deixe seu comentárioApesar de todo esforço do vereador Flávio Cheker em tentar garantir mais clareza e especificações na regulamentação, através da apresentação de várias emendas ao Código de Posturas, a iniciativa não prosperou. Em uma votação tumultuada e desorganizada, realizada no plenário da Câmara, no dia 12 de julho, onde definiu-se as novas regras de conduta dos munícipes, a nova legislação foi aprovada com 121 artigos.
Leia mais e deixe seu comentárioA audiência convocada pelo vereador Flávio Cheker, no dia 11 de julho, levantou grave problema enfrentado pela Associação dos Renais Crônicos de Juiz de Fora (Arcro-JF), que está em iminência de perder sua sede.
Leia mais e deixe seu comentárioMais uma vez, a questão do Morro do Alemão volta à tona e a erosão da área contribui, a cada dia, para acelerar o assoreamento do Rio Paraibuna e córregos afluentes, que provocam enchentes em tempos de chuva. E o que pode ser considerado grave traz, consigo, um problema ainda maior: as ameaças de desabamentos que podem resultar em catástrofes imensuráveis, com a perda de vidas.
A denúncia foi feita por uma moradora do Bairro Borboleta, presente na audiência pública convocada pelo vereador Flávio Cheker, no dia 29 de maio, na Câmara Municipal. A discussão trouxe, novamente em pauta, a tentativa de buscar soluções viáveis para acabar com a questão, que teve origem com as obras de terraplenagem, para construção de um estádio de futebol na região.
Leia mais e deixe seu comentárioA Câmara apresentou aos produtores culturais e artistas de Juiz de Fora a proposta de lei para criação do Conselho Municipal de Cultura – Concult, formulada na mensagem 3509, pela Prefeitura. Em audiência pública, convocada pelo vereador Flávio Cheker, membros do poder público, produtores e representantes de entidades culturais, discutiram o projeto, que tem muitos pontos polêmicos, como a paridade e o poder deliberativo do conselho.
Leia mais e deixe seu comentárioBuscando definir a linha de política, a organização da categoria, os planos de ação sindical e de lutas para traçar novos caminhos em 2006, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Minas Gerais – FETRAF organizou o IV Congresso da catego- ria, nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Turis- mo, Convenções e Lazer do Sesc/Juiz de Fora.
O evento contou com a participação do vereador Flávio Cheker, como palestrante, tendo dis- corrido sobre temas relacionados ao IV Congresso e tendo feito análise sobre a Conjuntura Política do país
Leia mais e deixe seu comentárioComo legislador voltado para os diversos caminhos da cultura na cidade, o vereador Flávio Cheker teve duas de suas leis sancionadas pelo Executivo municipal. A de número 11.152, de 31 de maio de 2006, considera de Utilidade Pública a “Associação Minas Audiovisual – AMAV”. Já a Lei 11.134, de 19 de maio de 2006, vem incentivar a arte e a cultura na cidade, já que o Poder Executivo, através do órgão competente, fica autorizado a instituir espaços específicos – inaproveitados – para a prática do ensaio de grupos musicais, teatrais, de dança e afins.
Leia mais e deixe seu comentárioO Brasil não é mais um país de jovens e pensando nisto, o vereador Flávio Cheker destinou Representação, aprovada pela Câmara, a ministérios do Governo Lula, pedindo que seja alterado o teto para o cidadão incluído no Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa.
A representação solicita aos Ministérios de Desenvolvimento Social, das Cidades e da Fazenda, bem como às direções nacional, regional e local da Caixa Econômica Federal que haja revisão imediata da limitação do teto de 64 anos aos cidadãos pretendentes ao PAR.
Leia mais e deixe seu comentárioSancionada, pelo chefe do Executivo, nova lei do vereador Flávio Cheker que institui o prêmio “AMIGO DO PATRIMÔNIO” com o objetivo de estimular atitudes de preservação de bens culturais tombados pelo Município e de Valorização do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora.
A lei de Cheker, que recebeu o número 11.111, de 24 de abril de 2006, não cria impacto financeiro ao poder público e vem premiar as iniciativas reconhecidas e indicadas pelas comunidades, instituições e entidades civis, e as que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciem novo olhar sobre a cultura, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito ao patrimônio.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker, após sugestão de iniciativa popular, realizou audiência pública com a participação da comunidade, representantes do poder executivo e do setor de transporte, para discutir projeto de lei, em tramitação na Câmara, que dispõe sobre o passe livre no transporte coletivo urbano para pessoas portadoras de anemia falciforme.
O projeto visa, de maneira clara e concisa, a viabilização do acesso aos locais de tratamento e cumprimento das condições para amparo dos acometidos da doença em questão. A Anemia Falciforme possui sintomas, dolorosos, incuráveis e de incidência, sobretudo, no segmento negro da população. A falta de estrutura financeira agrava ainda mais o quadro de desamparo dos portadores, já que os mesmos são, em sua maioria, carentes.
Leia mais e deixe seu comentárioCom o tema “Atuação participativa do CAE e qualidade da alimentação escolar” foi realizada mesa redonda em março de 2006, com a presença do vereador Flávio Cheker e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de membros do Conselho de Alimentação Escolar, para discutir as dificuldades e os problemas enfrentados pela instituição.
Modificações foram evidenciadas em relação aos contratos de trabalho e capacitação de profissionais que atuam junto ao órgão, bem como condições de armazenamento, qualidade e cardápio nutricional dos alimentos que são servidos nas escolas públicas do Município.
Leia mais e deixe seu comentárioEm solenidade simples, mas com depoimentos históricos, o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Legislativo, Flávio Cheker homenageou, com o Título de Cidadão Honorário, no dia 17 de fevereiro, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o ex-secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda (PT).
Leia mais e deixe seu comentárioVisando garantir ao cidadão o pleno conhecimento de seus direitos, sobretudo no momento em que problemas com a saúde o deixam fragilizado, o vereador Flávio Cheker apresentou projeto de lei que busca assegurar a informação de que a prestação dos serviços e das ações de Saúde deva ser universal e igualitária.
Leia mais e deixe seu comentário