Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Rose França:
Vamos dar início à Entrega das Moções de Aplauso aos Homenageados.
Estas moções, senhores, parabenizam a nova direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais – SIND – UTE, eleita no início deste mês.
Vamos convidar os homenageados para que se dirijam ao Plenário para que possam ocupar o lugar de honra:
Ana Maria Silva Oliveira;Ana Paula da Silva;Ângela Maria Mariano Duque;Edson Resende da Silva; José Eduardo Ferreira Milione;Lúcia Helena Mellino; Maria das Graças Vieira Campos;Maria Elisa Monteiro Vieira Braga Barone;Nivalda Maria Perobelli; Laílson Damião: (ele é agente de Promoção Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, ele está representando a querida Regina Célia Barroso);Vicentina Maria Celeste Ribeiro de Castro; Zilda Villela de Oliveira.
É com muito carinho que a Câmara Municipal recebe cada um de vocês, senhores e senhoras, aqui presentes.
Vamos então convidar o vereador proponente da Moção de Aplauso, que foi aprovada em conjunto por todos os vereadores, nosso querido vereador Flávio Cheker, para que faça uma saudação a todos os homenageados.
– Vereador Proponente da Moção de Aplauso, Vereador Flávio Cheker:
Senhora Presidenta em exercício, vereadora Rose França, demais vereadores, senhoras e senhores, e principalmente bravos e queridos companheiros da chapa recém eleita, vitoriosa no último pleito para o SIND – UTE. Eu normalmente tenho visto aqui nesta casa, ao longo desses anos nos quais tenho exercido os mandatos de vereador, algumas homenagens dessa natureza, que são homenagens mais diretas, porque são aquelas em que o vereador proponente busca um contato mais direto com aquela pessoa ou aquelas pessoas ou aquela entidade que ele quer homenagear. E são homenagens feitas, assim, de maneira mais próxima, homenagens mais acaloradas, exatamente porque não têm muito aquela parafernália e aquele aparato cerimonial, que em geral cercam as solenidades, os títulos de cidadania ou coisas do gênero.
E devo dizer a vocês que é a primeira vez que uso mão desse recurso aqui na Câmara, nesse tempo todo, porque, confesso também para vocês, que é a primeira vez em que senti de fato que a oportunidade para que eu apresentasse esse tipo de moção havia chegado. Porque eu queria na verdade era esse momento de poder me dirigir a todos vocês, companheiros do magistério e companheiros da luta pelo magistério, pela valorização do magistério, pela valorização das condições de trabalho e da profissão, pelo reconhecimento das dificuldades e dos empecilhos que cercam o exercício da profissão.
E era esse momento que eu imaginava, quer dizer, um momento em que, não nas escolas, ou não no sindicato, ou não nas salas de aula, mas exatamente no local onde tenho atuado nesses anos, em grande parte por delegação de vocês, colegas professores que me trouxeram a este parlamento. E onde eu pudesse, de certa maneira, dizer um pouco da minha satisfação, como legislador ou como detentor de um mandato de vereador; poder reconhecer em nome de todos aqueles que eu represento, aqui, que me trouxeram aqui através do voto e de toda a sociedade que, de maneira geral, cada parlamentar representa, dizer dessa imensa satisfação com essa vitória da chapa que vocês encabeçaram.
Para quem não é muito do meio, senhora presidenta, e não acompanha muito de perto a luta sindical, nós temos aqui uma trajetória histórica que já tem algumas décadas, uma trajetória de luta e nessa trajetória vem se somando e vem aparecendo novos companheiros e o ciclo vai se fechando e se abrindo, se fechando e se abrindo, numa espécie de moto contínuo.
Quando eu vejo, por exemplo, o Zezinho, professor atuante e que foi meu aluno; tive a oportunidade de ter o Zezinho como aluno e depois reencontrei o Zezinho na atividade de defesa do magistério. Então, eu ia dizendo que, pra quem não acompanha muito de perto, não sabe de todos os percalços, de todas as dificuldades, todo o heroísmo que cerca o trabalho de cada um de vocês.
Desde as origens do sindicato, aquele momento de organização, as lutas difíceis contra os governantes insensíveis, as greves, a correria da polícia. Até teve um governador que mandou jogar água, mandou aqueles brucutus bombardearem com jato d’água as professoras, cachorros, cavalaria. Como é possível que um governante chegue a ponto de usar de uma força bruta dessa natureza contra os educadores.
Mas, felizmente, a nossa sensibilidade venceu. Em cima de toda essa brutalidade, a categoria respondeu com mais denodo, com mais empenho na luta pela busca de uma sociedade mais humana, mais fraterna.
E esses companheiros, senhora presidenta, estiveram na diretoria durante muito tempo e, no pleito anterior a esse, foram derrotados. Disputaram depois de muitos anos à frente do sindicato e perderam. E aquilo criou uma expectativa muito grande. Por que será que perderam? Será que uma exaustão da categoria diante de tantos anos de trabalho dessa diretoria? Será alguma conjuntura politicamente desfavorável? Será o próprio desalento, explicável e justificável da categoria, de tantas e tantas dificuldades, de tantos e tantos empecilhos? Será uma somatória de todos esses fatores?
O fato é que o que foi trágico em uma hora, depois revelou-se positivo, porque mostrou para a categoria que não se forja uma direção de uma hora para outra. Que não adianta aparecer uma proposta de salvadores da pátria, sem lastros, sem histórias, sem compromisso efetivo com a categoria, com a luta. E foi o que aconteceu. Passado uma experiência dessa gestão, eis que os companheiros voltam a disputar e numa brilhante campanha, uma campanha que surgiu num momento adverso, vereador José Emanuel, Vossa Excelência que é sindicalista também.
Uma campanha que surgiu num momento político desfavorável, eis que os companheiros conseguem, eu não diria nem resgatar, mas conseguem de fato ouvir da categoria o seguinte:
“Voltem, porque do jeito que está não dá mais pé. Nós precisamos da combatividade, da experiência, do lastro, da história que vocês sempre trouxeram para o sindicato”.
Então, é uma vitória que, por todos os meios, ela é memorável, ela é digna de toda comemoração. Ela tem que ficar registrada, Senhora Presidenta, nos Anais desta Casa e, mais do que isto, é a retomada, mesmo, de todo esse processo, esse processo de luta que combina as reivindicações mais elementares, mais sensíveis, as reivindicações salariais com as reivindicações mais gerais: a busca de uma educação permanentemente de mais qualidade, a busca de responsabilização contínua do Estado com os rumos da educação. Então, eu quero dizer a todos os meus companheiros aqui, todos vocês, que pra mim também é um marco na minha vida legislativa. Esse momento aqui representa muito.
Fiquei muito feliz com a vitória, porque sabia das dificuldades. Sabia de antemão que seria uma tarefa gigantesca, uma tarefa hercúlea, e vocês venceram com esta competência, que eu já conheço, que a categoria conhece, com essa força de vontade, com essa convicção mesmo de que vocês são muito necessários para manter viva esta nossa luta. De que sem vocês, a luta do professorado fica capenga, fica aquela coisa meio, hoje, do mundo globalizado, uma coisa sem história, sem passado, uma coisa assim que parece que surgiu do nada, e que vocês são merecedores disso, que vocês têm que colher o que foi plantado durante todos esses anos, que a categoria devolveu isto dessa maneira e que isso pra nós é muito importante, nos emociona, nos toca muito ao ver a emoção de cada um de vocês.
Então, eu queria, encerrando, Senhora Presidenta, que vocês recebessem com todo o carinho e com todo o agradecimento e com toda a alegria, também, essa pequena homenagem. Como eu disse, essa homenagem mais próxima que a gente tem, aqui, essa oportunidade de fazer. Parabéns bravos companheiros e companheiras. Um grande mandato. Muito bem!
– Vice – presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Rose França:
Realmente esta homenagem é merecedora e solicito ao vereador que fique aqui para darmos início às homenagens. Queremos convidar os homenageados:
Ana Maria Silva Oliveira;Ana Paula da Silva;Ângela Maria Mariano Duque;Edson Resende da Silva; José Eduardo Ferreira Milione;Lúcia Helena Mellino; Maria das Graças Vieira Campos;Maria Elisa Monteiro Vieira Braga Barone;Nivalda Maria Perobelli; Sr. Laílson Damião: representando a Sra. Regina Célia Barroso;Regina Célia Barroso;Vicentina Maria Celeste Ribeiro de Castro; Zilda Villela de Oliveira.
Vereador, muito obrigada. Vamos convidar a ilustre representante do SIND – UTE, D. Maria Eliza Barone para proferir seu agradecimento em nome de todos os homenageados.
– Representante do SIND – UTE , Maria Eliza Monteiro Vieira Braga Barone:
Digníssima Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, digníssimos senhores vereadores, digníssimos trabalhadores de educação do Estado de Minas Gerais, digníssimos cidadãos presentes. Em nome da nossa organização que ficou muito feliz de ser valorizada, nesse sentido, quando a extrema corte nos citou e nos distinguiu com essa homenagem, agradecendo ao vereador Flávio Cheker, também trabalhador na educação, e lembrando que nós estamos aqui, não só representando a força sindical, que é, desculpe aqui a referência, ao grupo força sindical, mas a força dos sindicatos, que nós somos, aqui, os representantes da mesma luta, que é a qualidade do ensino público de Juiz de Fora.
Nesse sentido, nós nos sentimos valorizados pela Câmara dos Vereadores se lembrando deste momento e nos distinguir com esta homenagem e agradecer de uma maneira muito especial, porque pra nós é importante sermos valorizados não só nesse momento, mas em todos os outros. Lembrando que Juiz de Fora é uma cidade que sempre buscou na educação uma representatividade notável. Isto não é de agora, onde nós temos várias faculdades funcionando aqui, mas desde o século passado, com várias escolas, muitas coisas se distinguiram no sentido da educação.
Então, nesse momento, no ano de 2006, a Câmara de Vereadores fazendo isto está trazendo de volta o esforço de uma população, que toda a vida teve sua alma ligada com as escolas, com interesse pela educação. Precisamos mesmo de sermos valorizados nesse sentido, para que os cidadãos de amanhã saibam, realmente, que nós estamos precisando da formação deles para que, não só a cidade, mas o Brasil, mesmo, seja um país, realmente capaz de dirigir os seus destinos. Muito obrigada e parabéns para nós todos.
– Vice – presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Rose França:
Eu quero dizer para os senhores que a Câmara Municipal tem muito orgulho de ter pessoas que engrandecem o nome da nossa cidade, porque nas mãos dos professores está o futuro do nosso país.
– Pela ordem, Vereador José Sóter Figueiroa:
Uma palavra bastante rápida, no sentido de parabenizar a todos os trabalhadores da área de ensino, hoje, que tem sua representação através de seus sindicatos; saudar a iniciativa do vereador Flávio Cheker e nós que tivemos a oportunidade de militar durante muitos anos no movimento sindical, outro sindicato, que é o Sindicato dos Engenheiros, tivemos oportunidade de fundar o sindicato, em 1983, em Juiz de Fora, tivemos oportunidade de sermos vice-presidente do Sindicato e Diretor de Interiorização do Estado, a gente sabe da importância vital de um sindicato na vida de um trabalhador.
A organização sindical que tem sofrido muito, nos últimos anos, por conta de todo o processo de reestruturação produtiva, que ocorre no mundo, o capital, o capital prevalecendo, o capital na verdade deu um chute na espinha dorsal do movimento sindical e é fundamental a gente verificar e observar pessoas antigas do movimento sindical que estão nessa luta histórica do movimento sindical.
E como o próprio vereador Flávio Cheker disse: pessoas novas que estão ingressando no movimento e re-oxigenando este movimento e é fundamental pra luta do trabalhador, o sindicato. Então, parabéns, que Deus proteja, ilumine e dê muita energia, porque a luta continua. Obrigado.
– Vice – presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Rose França:
Nós queremos agradecer a presença de todos os professores do Sindicato, aqui. O nosso muito obrigado. Agradecer ao vereador Flávio Cheker por este momento maravilhoso que proporciona à Câmara Municipal e que pra gente é um presente de Natal, receber pessoas desse nível, aqui. Muito obrigada, vereador. Muito obrigada aos senhores. Vão com Deus e até a próxima, se Deus quiser. E eu creio que muitas homenagens os senhores receberão ainda. Vão com Deus.
______________________
* Além de todos os homenageados, a Chapa 1 foi composta por:
– Cristóvão de Jesus Batista dos Santos; José Januário Silva (Gê); José Maria da Silva; Maria Francisca Viana; Sandra Maria Moraes; Sônia Maria do Carmo Oliveira (Soninha); Terezinha de Jesus.
* E o Conselho Fiscal, também, por: Mariluce Cardoso