Durante as campanhas eleitorais, o Colégio e Curso Catedral promoveu uma série de três debates, no mês de outubro, com o objetivo de oferecer subsídios e orientações políticas aos estudantes de 1º e 2 º anos do ensino médio, que buscavam informações sobre a campanha dos candidatos à Presidência da República, no segundo turno das eleições. Para isto, o estabelecimento de ensino convidou os vereadores Flávio Cheker, apresentando as propostas de Lula (PT), e Eduardo Novy, respectivamente, com as proposições de Alckmin (PSDB).
A platéia formada pelos estudantes foi dividida pelo nível de escolaridade e, muitos deles votaram pela primeira vez, cumprindo um dever cívico e, mais que isto, definindo os rumos da nação. E foi com esta consciência de cidadania que os alunos direcionaram as discussões para temas relacionados à educação, à saúde, ao emprego e à segurança.
Os debates desenvolveram-se em quatro módulos: plataforma de governo, perguntas entre os dois vereadores, questionamentos dos alunos direcionados aos debatedores e as considerações finais. Com direito à réplica e tréplica, os vereadores simularam um ambiente político, procurando defender com clareza as principais propostas dos candidatos à Presidência, sendo mediados por representantes da instituição educacional.
Para Flávio Cheker, este tipo de evento promove a formação política e estimula os estudantes a participarem dos principais temas de importância do país e do mundo. É um exercício de cidadania que começa a ser moldado através das inquietações e dos questionamentos próprios da juventude e que podem, em seu tempo, traçar novos rumos para a nação, se aliados às ações de militância ou apenas como eleitores conscientes que, através do voto, hão de promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento do Brasil.