As entidades e trabalhadores envolvidos na organização do Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora se reuniram hoje (02/04), na Câmara Municipal, para definir a programação do evento. Na oportunidade, o vereador Flávio Cheker (PT) anunciou que a UFJF, proprietária e gestora de parte do Terreirão do Samba, concordou em ceder a área para a triagem de material.
O Encontro de Catadores foi definido para 16 de maio, no Centro de Convivência do Idoso. Já estão definidas palestras sobre Rede Solidária – Tecendo Autonomia, Gerando Renda e painel sobre o Decreto 9430 de 2008, que trata da destinação de resíduos recicláveis na Administração Pública; Mobilização e sensibilização da comunidade para a coleta seletiva, Criação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, além de Alternativas para a crise.
O trabalho em grupo será realizado em torno da Implantação da Rede Solidária de Catadores. A expectativa é de que o Encontro consolide o projeto que envolverá cidades vizinhas como Barbacena, Santos Dumont, Ubá, Viçosa e Cataguases. O alcance desse nível de organização significará avanços na cidadania e aumento de renda para os trabalhadores.
A programação ainda prevê apresentação dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS). Representantes do Legislativo municipal e estadual se encarregarão de apresentar leis de interesse dos participantes e os catadores abordarão os principais problemas que enfrentam e suas reivindicações.
Entre os presentes representantes da Ascajuf, Catanorte, Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara, Amac, Banco do Brasil, Comsea, Fórum População de Rua, Associação Ambiental Casamundo, Cáritas-Arquidiocesana e o diretor do Demlurb, Aristóteles Faria. A próxima reunião foi marcada para 30 de abril, quinta-feira, às 10h, novamente na Câmara Municipal.