A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu nesta segunda-feira, 13, o quinto encontro de capacitação dos técnicos e coordenadores das unidades de Proteção Social Básica e Especial. O evento ocorreu na Escola de Governo. A série de palestras faz parte de um processo de capacitação permanente, desenvolvido em conjunto com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), com o objetivo de articular os serviços e o atendimento nas unidades socioassistenciais da SDS.
O evento desta segunda-feira, ministrado por professoras da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), focou na abordagem metodológica, principalmente em questões políticas, visão de sociedade, objetivos dos trabalhos e análise da parte de gestão dos serviços sociais. “O movimento feito pelos serviços de Proteção Básica e Especial é essencial para o sucesso da política de assistência social. Isto porque a capacitação permanente, além de ser um dos pilares desta política, também é responsável por resultados práticos na qualificação do atendimento ao cidadão”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que esteve presente na atividade.
A chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, destacou a importância da capacitação permanente na busca pela qualidade dos serviços oferecidos à população: “Desde junho temos investido mensalmente na educação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Neste momento, quando discutimos os fundamentos da política de assistência social, promovemos uma reflexão acerca da postura do profissional e da importância deste trabalho técnico para os usuários dos serviços”.
A próxima capacitação está agendada para 17 de novembro, em local a ser confirmado.
Proteção Social
A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. A Proteção Social Básica tem como objetivos prevenir situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas e situações de rua e de trabalho infantil, entre outras.