O Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop) divulgou nesta quinta-feira, 4, o balanço dos serviços de março. A unidade realizou 3.364 atendimentos, totalizando uma média de 112 pessoas por dia. Esses dados correspondem a todos os serviços oferecidos, como atendimentos com assistentes sociais e/ou psicólogos, refeições e encaminhamentos, entre outros. Com relação às ações socioeducativas, 720 moradores em situação de rua participaram de oficinas de artesanato e outras atividades lúdicas.
O serviço dedicado à pessoa em situação de rua realizou 478 abordagens durante o mês. O serviço é uma iniciativa que busca retirar as pessoas em vivência de rua e levá-las para locais com melhores condições de sobrevivência. Caso aceite, o cidadão recebe refeições adequadas, moradia e encaminhamento para diversas áreas de tratamento, de acordo com a circunstância apresentada, inclusive sendo cadastrado para o recebimento do Bolsa Família.
Já o atendimento ao migrante recebeu 119 pessoas em março. O acolhimento é provisório, com espaço para pernoite e estrutura para receber com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar, com ou sem crianças, respeitando o perfil do usuário, bem como sua orientação sexual.
Em 17 de março, a unidade participou da 1ª Ação Cidadã, evento voltado para a população em situação de rua da cidade, que contabilizou mais de 400 atendimentos. Na ocasião foram ofertados serviços como emissão de certidão de nascimento e CPF, corte de cabelo, orientações sobre saúde bucal e informações referentes ao programa Bolsa Família.
O serviço
O Centro Pop é um serviço da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que oferece atendimento a cidadãos que vivem nas ruas, por meio de serviços de alimentação, higiene pessoal, oficinas socioeducativas e serviço de migração, entre outros.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 24 horas, e nos finais de semana, das 8 às 18 horas. O serviço de abordagem pode ser solicitado pelo telefone 3690-7700.