Catadores, representantes de entidades de defesa desse segmento e do Poder Público discutiram formas de melhorar as condições de trabalho e sua renda. Dois pontos foram considerados fundamentais. A reativação da Usina de Triagem do Santa Cruz, através do conserto da prensa, e a viabilização de transporte até o local.
O diretor do Demlurb, Aristóteles Faria, informou que o conserto já foi providenciado e destinará um caminhão para transporte do material coletado até a usina. Ele assegurou uma parceria, mostrando disposição em cooperar. A parceria com o Banco do Brasil também está sendo mantida e é considerada essencial.
Enquanto isso, Cheker chamou a atenção para dois dispositivos estaduais que vão repercutir no município com reflexos positivos para os catadores. O vereador se referiu à lei 13.803, mais conhecida como ICMS Ecológico, e a lei 18.031, que define a política de resíduos sólidos em Minas Gerais. Elas garantem retorno financeiro aos municípios que investem em preservação do meio ambiente e reciclagem.
A próxima reunião foi marcada para 2 de abril, quinta-feira, às 10h, novamente na Câmara Municipal. Entre os temas em pauta, está o encontro que o município prepara para maio. A comissão organizadora é formada pelo Fórum População de Rua e associações representativas: Ascajuf, Apares e CataNorte.