Os princípios e as diretrizes em torno da Prevenção Social e a Construção da Paz, um dos eixos a serem abordados na Conferência Municipal de Segurança Pública, foram levantados hoje (07/05) durante reunião preparatória realizada na Câmara Municipal. Juiz de Fora participa da movimentação por uma política nacional de segurança pública e cidadania, que contemple todos os problemas identificados. Mais de 20 órgãos e entidades participaram da reunião coordenada pelo vereador Flávio Cheker (PT).
Eixos para reflexões foram apresentados: planejamento urbano, protagonismo juvenil, desarmamento, policiamento comunitário, mediação comunitária dos conflitos, mídia e violência. A solução dos conflitos em sociedade por meio do diálogo foi defendida. Cheker é a favor de ações sociais como instrumento de prevenção. Isso implica no aumento da presença do poder público principalmente junto às comunidades carentes.
Várias sugestões foram apresentadas. Em vários momentos foi enfatizada a prioridade para crianças e adolescentes e solicitada atenção para jovens em idade de deixar os abrigos.
A escola como espaço democratizante foi enfocada, assim como a presença da família como referência. A sensibilização da rede privada para inserção dos egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho foi citada como uma necessidade, além de medidas para reduzir a violência no trânsito. Mais de 30 mil pessoas morrem ao ano no Brasil vítimas de acidentes.
Após as conferências municipais, serão realizadas as estaduais e a nacional. Esta foi anunciada para o período de 27 a 30 de agosto em Brasília. A de Juiz de Fora será entre os dias 25 e 27 de maio, na Escola de Governo Municipal.