Costumeiramente utilizadas para atender interesses eleitorais, as emendas parlamentares ao Orçamento devem buscar beneficiar a sociedade de modo geral. O vereador Flávio Cheker tem orientado sua atuação nesta perspectiva, destinando recursos a programas e causas que contribuem para o desenvolvimento material e cultural da cidade. Isso se concretiza novamente este ano. Emenda de R$ 25 mil apresentada pelo parlamentar deu impulso importante para a realização do Primeiro Plano 2012 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.
O Primeiro Plano se constitui há vários anos como um dos principais eventos culturais de Juiz de Fora. O evento contempla mostras competitivas nacional e regional de curtas metragens, exibição de produções cinematográficas brasileiras e latino-americanas, além de diversas oficinas sobre produção audiovisual. Parte das atividades são realizadas também fora do centro da cidade, no Centro Cultural de Benfica.
Apesar de sua relevância, o festival tem encontrado historicamente inúmeras dificuldades para se realizar – principalmente financeiras. Ao longo das últimas edições, o vereador Flávio Cheker tem se colocado como parceiro do evento, buscando a interlocução entre os organizadores e potenciais colaboradores, como o Executivo e entidades privadas. Neste ano, a contribuição se estendeu à liberação de recursos por meio de emenda parlamentar.
Cheker destina recurso de emendas parlamentares para Cultura e Habitação
“É importante o papel desempenhado pelo Primeiro Plano como promotor da cultura da cidade. Não somente por levar importantes obras a um público amplo, mas também como um grande incentivador aos produtores locais, que encontram meio para que suas produções se tornem difundidas em Juiz de Fora e no país. É muito importante que o Poder Público esteja atento a isso. Esperamos contribuir e que mais pessoas e instituições se sensibilizem para que o festival se firme cada dia mais”, afirma Cheker.
O Primeiro Plano ocorre entre os dias 26 de novembro e 1° de dezembro. As mostras competitivas, exibições de filmes e oficinas ocorrem no Cine Alameda, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, Casa de Cultura da UFJF e Centro Cultural de Benfica. A programação completa do festival e outras informações do evento podem ser encontradas aqui.