O arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi convidado a comparecer à Audiência Pública que debaterá o tema da Campanha da Fraternidade de 2010 – “Economia e Vida: vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” -, na perspectiva das práticas de economia solidária, conceito que vem ganhando espaço na sociedade brasileira, como forma de organização produtiva da população menos favorecida. O convite foi feito pelo vereador Flávio Cheker (PT) e integrantes da Cáritas Arquidiocese de Juiz de Fora, em reunião realizada na tarde de hoje (04/02), na Igreja Bom Pastor. O padre Luiz Carlos de Paula, Coordenador Arquidiocesano de Pastorais, foi encarregado de formalizar o convite ao arcebispo.
O requerimento no qual Cheker propôs o debate na Câmara convoca os secretários de Governo, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, de Assistência Social e de Agropecuária e Abastecimento. Além da Mitra Arquidiocesana, foram convidados o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), o Fórum Permanente de Direitos Humanos (Fórum-DH), as Pastorais, a Rede de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal de Juiz de Fora (RESJUF), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), a Cáritas e a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB – 4ª Subseção.
Também participaram da reunião Mateus Geraldo Xavier, presidente da Cáritas; Wellington Alves, vice-presidente; Maria Goretti Simões, coordenadora da Rede de Empreendimentos Econômicos Solidários de Juiz de Fora e Região; Maria Geralda de Souza Lopes, presidente da Cooperativa de Deficientes (Coopdef) e Paulo Azarias, do Movimento Negro Unificado.
Na manhã de hoje, o vereador também se reuniu com o Secretário Municipal de Obras, Jefferson Rodrigues, para discutir a abertura do processo licitatório de construção do restaurante popular. O secretário informou que nos próximos dias toda a documentação será repassada à Comissão Permanente de Licitação (CPL) para a abertura do processo. A expectativa é que o edital seja lançado até o início de março.
Estiveram presentes ao encontro também a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), Bettina Koyro, e o representante da Frente de Defesa do Restaurante Popular Wellington Alves.