Pela primeira vez em Juiz de Fora foi realizado o Encontro de Catadores de Material Reciclável. O evento, ocorrido no dia 27 de junho, foi uma iniciativa conjunta do grupo de catadores de papel e de população de rua, do vereador Flávio Cheker, de órgãos da Prefeitura e de entidades que trabalham com estes segmentos.
No período da manhã, ocorreu a palestra “Rede Solidária – Tecendo autonomia, gerando renda”, com Madalena Duarte Lima, diretora financeira da Cataunidos. À tarde, às 15h, houve um painel de debates com os temas: “Legislação Brasileira de Resíduos Sólidos e Decreto 9.430/08”, “Mobilização e Sensibilização da Comunidade para Coleta Seletiva”, “Criação do Fórum Municipal Lixo e Cidadania”, “Alternativas para Crise – Realidade do Catador em Juiz de Fora”. Às 17h, foi a vez de uma plenária com apresentação das propostas.
Com o evento, Cheker espera que, a exemplo do que ocorreu em 2007 com o festival Lixo e Cidadania, haja um compromisso cada vez maior do Poder Público com o segmento dos catadores, tanto com aqueles que já se encontram abrigados em associações, quanto com aqueles que exercem individualmente seu trabalho.