A cidade amanheceu perplexa e indignada: na “calada” do fim de semana, no segundo sábado de maio, o casarão da década de 1940, estilo “art déco marajoara”, na esquina da Av. Rio Branco com rua Delfim Moreira, foi brutalmente demolido.
Hoje (14/05) realizou-se um ato de protesto com cerca de 100 pessoas e entidades diversas, que culminou com um abraço simbólico em torno do imóvel destruído.
O vereador Flávio Cheker participou do ato e fez emocionado pronunciamento no qual sugeriu a transformação do espaço em marco público de repúdio a atitudes como esta.
Cheker condenou a destruição do Casarão e cobrou ações efetivas do Poder Público em relação às circunstâncias nas quais se deu a ação de demolição.
Flávio tem requerido ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural – COMPPAC – a declaração de interesse cultural do Cinema Excelsior visando à preservação daquele espaço e o seu aproveitamento pleno pela população, mas infelizmente tem esbarrado na negativa do COMPPAC em fazê-lo. O vereador não desiste e já entrou com nova solicitação de proteção ao imóvel.