Levar, gratuitamente, os serviços da assistência e do desenvolvimento social à população. Esse era o objetivo do “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social”, cuja primeira edição foi realizada na tarde do último sábado, 29, no Bairro Nova Germânia. A missão, segundo a população, foi cumprida. “Moro aqui há dois anos e, pela primeira vez, participei de um evento assim. É maravilhoso. Recebo o benefício do Bolsa Família e aproveitei para ver se meu cadastro estava em dia”, contou a dona de casa Tânia Aparecida Rodrigues, que também utilizou os serviços de saúde disponibilizados no evento.
A ação foi criada com o intuito de atender a um dos pilares da Política Nacional de Assistência Social: a busca ativa. Justamente por isso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), levou, de forma gratuita, serviços públicos essenciais à população, com foco nas áreas de assistência e desenvolvimento social, além de saúde e lazer.
Foram oferecidos serviços de cadastro e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do programa Bolsa Família; orientações sobre cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e políticas para a pessoa com deficiência; vacinação, exames de glicemia e aferição de pressão; orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e prevenção à dengue; cadastros para descontos nas contas de luz e água, além de pipoca e algodão doce.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também estiveram presentes, orientando a população e fazendo agendamentos para atendimentos nas unidades. Além disso, profissionais do Instituto Embeleze participaram da mobilização oferecendo cortes de cabelo para a população.
“Ficamos muito felizes com a grande participação da comunidade e, sobretudo, com o grande número de encaminhamentos, de orientações e de exames que foram feitos. Além disso, pudemos escutar os moradores, conhecer de perto os problemas que eles vivenciam e encaminhá-los para a busca das soluções. Esse foi o nosso primeiro evento e agradeço muito a toda a equipe da SDS e de todas as secretarias parceiras que contribuíram para a realização dessa ação tão importante”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Inscrições e atualização do CadÚnico
Um dos focos da busca ativa e, portanto, do projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social”, é a manutenção dos cadastros do CadÚnico atualizados. O cadastro é indispensável para a obtenção de benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec, entre outros. Para a moradora do Nova Germânia, Luciana Maria de Jesus, a ação foi essencial para que ela pudesse fazer a atualização. “Achei muito bom o evento, porque geralmente a gente tem que ir até o Cras para atualizar o cadastro, e esse deslocamento é complicado. Então, quando o serviço vem até a gente, é muito melhor”, explicou.
A chefe do departamento de Transferência de Renda, Miriam Monteiro, achou positivo o resultado dessa primeira edição do projeto. “Tivemos várias pessoas vindo aqui pedir orientações, mas também tivemos um grande número de pessoas fazendo o CadÚnico. Após compilarmos os dados, nossa equipe vai verificar quem ainda não atualizou o cadastro e vai bater de porta em porta, na próxima semana, para informá-los sobre a necessidade da atualização”, ressaltou.
Distribuição de brindes
Todos aqueles que participaram de alguma atividade durante a ação receberam um número para participar do sorteio de brindes. Ao final do evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, subiu ao palco para distribuir os presentes para os moradores. Foi realizado um sorteio, feito com a participação das próprias crianças do Nova Germânia, no qual foram distribuídos bonés, camisetas, bolas de futebol e de basquete, além de jogos e kits de beleza. Todos os presentes faziam referência à Copa do Mundo, que será realizada no Brasil nos meses de junho e julho.
A iniciativa
O projeto “Espaço Cidadão Desenvolvimento Social” está previsto para atender, até junho, outros três bairros da cidade, nas zonas sul, leste e norte. A iniciativa reúne, além da SDS, profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esporte e Lazer, e conta com o apoio das secretarias de Atividades Urbanas, Obras, e Transporte e Trânsito, assim como do Demlurb, da Cesama e da Funalfa.