O Fest Ler está de volta. Foi aprovado nesta sexta (25), Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker que inclui o Festival Anual da Leitura de Juiz de Fora no Calendário Oficial do município. O evento tem por meta a difusão do livro e da prática da leitura na cidade, favorecendo professores, livreiros, estudantes e apaixonados por livros.
Ao todo, foram realizadas três edições do Fest Ler, a última delas em 2008. Durante o festival, cada professora e professor recebem um montante financeiro para ser despendido unicamente na aquisição de livros. Além de incentivar a leitura, o evento tornou-se um instrumento de importante atualização e formação dos educadores.
“No entanto, sem qualquer tipo de justificativa, o Executivo Municipal simplesmente abandonou a realização do Fest Ler, sem implementar qualquer outro tipo de prática semelhante. Aprovando esta lei, esperamos retomar esta grande ferramenta de valorização do magistério municipal e de incentivo a leitura”, afirma Cheker.
Já aprovado, o Projeto de Lei agora aguarda sanção do Executivo. “Esperamos que o Executivo passe a reconhecer como política pública o Fest Ler e volte a realizá-lo, valorizando os profissionais da educação e colocando a leitura como uma das prioridades e um dos bens maiores de Juiz de Fora”, diz o parlamentar.
Clique aqui e leia a íntegra do Projeto de Lei e sua justificativa.