O transporte por meio de bicicletas é visto como alternativa viável para a melhoria do trânsito de Juiz de Fora. Em enquete realizada no site do vereador Flávio Cheker, 98% dos participantes manifestaram apoio à proposta de instalação de ciclovias na cidade. Dos 150 votos, 147 foram a favor da medida.
Cheker é autor do Projeto de Lei que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado da cidade. A proposta estabelece as diretrizes para estabelecimento de um sistema de transporte municipal por meio do modal bicicleta, garantindo a divisão do espaço público de uma maneira mais democrática, justa e, em especial, segura para ciclistas e pedestres. O texto foi aprovado pela Câmara em outubro, mas acabou vetado pelo Executivo no último dia 21.
De acordo com o parlamentar, o resultado da enquete apenas ratifica o apoio que o Plano Cicloviário tem recebido desde que foi apresentado à Câmara. “É muito significativo perceber que a população está atenta a este tipo de tema, e deseja efetivamente a melhoria do transporte na cidade. Esperamos que isso sensibilize o Poder Público de Juiz de Fora, especialmente os demais vereadores, para que possamos derrubar o veto do Prefeito e oferecer à cidade este presente”, conclui.
Leia também:
Modal bicicleta: sociedade mostra os caminhos para o Poder Público
Mobilidade Urbana sem saia justa: quem pedala a todos ajuda
Uma pedalada histórica: obrigado pessoal e vamos à luta