Compositor, arranjador, pianista acompanhador do Coral do CESAMA, regente do Coral São Mateus, professor de Piano e Teoria Musical, criador, organizador e diretor artístico do Festival Acadêmico de Música Coral de Juiz de Fora (FAMCoral). A enxuta biografia de Fábio Luis Figueira dos Santos é uma pequena amostra dos 15 anos de dedicação à arte do canto coral que levaram o vereador Flávio Cheker a conferir-lhe uma moção de aplauso.
A homenagem, realizada este mês, foi recebida com surpresa e alegria por Fábio. Natural de Além Paraíba, o maestro confessou que “por estar há apenas quatro anos em Juiz de Fora, não esperava uma valorização tão rápida do seu trabalho na cidade”. Santos ressaltou ainda a importância da moção lembrando que trata-se de um reconhecimento do poder legislativo à sua atuação”.
Além de Fábio, a moção também contemplou o Festival Acadêmico de Música Coral de Juiz de Fora (FAMCoral), encontro de corais formados por estudantes de colégios e faculdades de Juiz de Fora e de todo o país, que busca potencializar os valores de sensibilidade, dinamismo e cidadania, promovendo a inserção dos estudantes na arte da Música Coral.
A homenagem foi realizada no plenário da Câmara, no dia 4 de dezembro. Na ocasião, houve uma pequena apresentação do trabalho de Fábio. À frente do coral da Igreja São Mateus, o maestro regeu duas canções de origem sacra.