Na manhã desta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Juiz de Fora deu o primeiro passo para aderir ao programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. Durante a primeira reunião do grupo intersetorial de trabalho, que tem como um dos objetivos subsidiar o Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (Compid), o Conselho Gestor foi montado e as metas esclarecidas e traçadas pelo grupo.
Formado pelas secretarias de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Comunicação Social e Funalfa, além de técnicos e especialistas no assunto, o conselho gestor vai possibilitar o credenciamento da cidade para investimentos no combate às drogas. O projeto tem como pretensão aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.
O programa atua em diversas esferas, destacando a promoção da integração e intersetorialidade. A adesão se dará através de reuniões de esclarecimento, elaboração e inserção do plano de ação no sistema, avaliação e reuniões de participação e a assinatura dos planos para inicio da execução do programa, previsto para até junho deste ano. Para 2013, a proposta é que mais 13 estados pactuem com o programa.
Conforme o secretário de Assistência Social, Flávio Checker, as ações do programa são divididas em três eixos de atuação – Cuidado: destinado às áreas da saúde e assistência social, operando no aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários; Autoridade: destinado à área de segurança, promovendo o enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas; e Prevenção: destinado às áreas de educação, capacitação e informação, com ações que devem fortalecer este fator e reduzir riscos.
O programa “Crack, é Possível Vencer” conta com a atuação direta dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A PJF pretende envolver outras secretarias, além de órgãos e instituições públicas e da sociedade civil.
Os encontros da comissão gestora acontecerão semanalmente. Após a definição dos membros que farão parte do grupo, o próximo passo será a apresentação dos diagnósticos específicos de cada secretaria, órgãos, instituições e especialistas envolvidos no trabalho.
* Informações com a Secretaria de Comunicação pelo telefone 3690-7245 ou 3690-8597.