Os altos índices de acidente nas faixas de pedestre da avenida Rio Branco estão com os dias contados. Entrou em vigor nessa terça-feira a resolução 44 da Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (Settra), que estabelece a velocidade máxima de 25Km/h para os ônibus urbanos nos pontos de travessia situados no trecho compreendido entre as avenidas Getúlio Vargas e Independência. A alteração no trânsito da cidade segue proposta do vereador Flávio Cheker, que há dez anos tenta reduzir a velocidade na avenida para salvaguardar a vida dos pedestres.
Satisfeito com a decisão, Flávio acredita que, além de minimizar as possibilidades de acidente, a adoção dessa velocidade vai dificultar a existência de atropelamentos fatais. De acordo com o vereador, a medida se faz necessária em virtude da alta periculosidade da avenida que, segundo estudos recentes, mata mais que as principais avenidas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A proposta de Cheker era aplicar o limite de 20km/h em todos os cruzamentos de pedestre situados na avenida Rio Branco. Avaliações técnicas indicaram que, para reduzir os riscos de acidente sem prejudicar o fluxo de ônibus, o ideal seria adotar a velocidade de 25km/h no trecho mais crítico. De acordo com dados da secretaria, em 2008, foram registrados 77 atropelamentos no local, 16 envolvendo ônibus.
Para garantir o cumprimento da resolução, será realizado um trabalho de sensibilização dos condutores. As sinalizações vertical e horizontal próximas às travessias também passarão por mudanças. O monitoramento será realizado por intermédio dos tacógrafos dos coletivos. Caso as medidas não surtam efeito, a prefeitura pretende usar radares móveis. Os motoristas que descumprirem a medida serão multados.