A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou,
nesta segunda-feira, 8, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), a última capacitação do projeto voltado ao ensino de xadrez nas unidades sociassistenciais da Pasta. Depois de três módulos do curso “Ensino do Xadrez Básico”, os educadores sociais que foram capacitados irão, agora, levar as técnicas do jogo, por meio de atividades lúdicas, aos atendidos dos Curumins, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Comunidade, Casa do Pequeno Artista e Centro de Convivência do Idoso (CCI), serviços executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, esteve presente nesta última capacitação e estimulou os responsáveis, lembrando a importância do xadrez na atualidade: “A prática do xadrez está tão aliada à educação, que muitas escolas em todo o mundo o adotam na grade curricular. Parabenizo os educadores que hoje se capacitam para ensinar essa arte, confiante no resultado positivo da ação”, refletiu.
O supervisor dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Leandro Barros, ministrou o curso para os educadores sociais, completando a carga horária de 12 horas. “O que nós queremos é que as aulas de xadrez não sejam obrigatórias, mas sim uma alternativa de atividade educacional, uma opção para que eles conheçam e se divirtam”, pontua.
Sobre os profissionais agora capacitados, Leandro ressalta que muitos vão ensinar e aprender ao mesmo tempo, visto que nove dos 11 educadores não conheciam o jogo antes de o projeto começar. “Essa é uma atividade nova para muitos dos envolvidos, seja para as crianças ou para os mais velhos, já que não é muito comum na rotina deles. Todos estão entusiasmados para aprender cada vez mais, estão empolgados para conseguir uma grande adesão às várias aulas oferecidas nas suas respectivas unidades”, completa o supervisor.
O xadrez aliado ao desenvolvimento
A ideia do projeto é oferecer, através do jogo de tabuleiro, um percurso de
desenvolvimento pessoal e social para os usuários das unidades, que serão
estimulados pelos técnicos e profissionais já capacitados. Dentre as habilidades, estão: assertividade, capacidade de fazer amizades, empatia e civilidade, busca de solução para problemas interpessoais e acadêmicos, além de autocontrole e expressividade emocional.
A implementação das aulas começa nesta quarta-feira, 10, na unidade do Curumim Benfica. Já no dia 12, é a vez dos meninos e meninas do Curumim Vila Olavo Costa aprenderem a arte do xadrez. No dia 15, a atividade chega à AABB Comunidade. As demais unidades irão, progressivamente, incorporar o projeto aos seus cronogramas.
Até novembro, adolescentes, jovens e idosos terão aulas sobre o jogo e atividades preparatórias. Na primeira quinzena de dezembro, fechando a programação, será feito um torneio com os envolvidos na iniciativa.