A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) está desenvolvendo um projeto voltado para o ensino do jogo de xadrez, aliado ao trabalho de habilidades sociais, para os atendidos pelos Curumins, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Comunidade, Casa do Pequeno Artista e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Para dar início aos trabalhos, será realizado nesta sexta-feira, 22, o primeiro módulo da capacitação dos educadores sociais, que serão responsáveis por implantar o projeto em suas respectivas unidades.
A ideia é oferecer, através do jogo de tabuleiro, um percurso de desenvolvimento pessoal e social que possa ser implementado em vários ciclos nas unidades. O projeto será executado de setembro a novembro, focado em aulas com atividades lúdicas, jogos preparatórios e desenvolvimento das técnicas do jogo. Em dezembro, as crianças, adolescentes e idosos participarão de um torneio.
Desenvolvimento de habilidades sociais
O xadrez serve de instrumento ao desenvolvimento de várias habilidades sociais para os usuários das unidades, que serão estimulados pelos técnicos e profissionais já capacitados. Dentre as habilidades, estão: assertividade, capacidade de fazer amizades, empatia e civilidade, busca de solução para problemas interpessoais e acadêmicos, além de autocontrole e expressividade emocional.
Flávio Cheker, secretário de Desenvolvimento Social e um dos idealizadores do projeto, reforça que o xadrez é uma atividade reconhecida em todo o mundo. “O jogo tem grande potencial de formação intelectual, de concentração e sociabilidade, favorecendo o raciocínio abstrato. Diversos países o adotam como componente de formação escolar, bem como de formação da cidadania num sentido mais amplo. Possibilitar às crianças e jovens o domínio e a prática do xadrez é investir na formação de pessoas saudáveis e equilibradas”, afirma.
O supervisor dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Leandro Barros Ribeiro, reafirma a melhora do rendimento escolar com a prática do jogo: “Promovemos o xadrez, inicialmente, pelo desenvolvimento da técnica: eles vão brincando, aprendendo, mas conseguem aprimorar e se revelar exímios jogadores. Por consequência, o jogo serve de ferramenta para desenvolvimento cognitivo e social. Algumas crianças são mais agitadas e, com o xadrez, elas conseguem focar mais nos estudos e podem aplicar as normas aprendidas no jogo na própria rotina”, destaca.
Capacitações dos educadores
As capacitações para os educadores dos serviços serão realizadas na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), localizada na Rua Halfeld, 1.252. O primeiro módulo será feito nesta sexta-feira, das 8 às 11 horas. O segundo e o terceiro módulo serão ministrados, respectivamente, nos dias 1° e 8 de setembro, das 13 às 17 horas.
Após o término das capacitações, o projeto será, efetivamente, implantado nas unidades.
Os serviços
Os Curumins atendem crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos. Os educandos frequentam os núcleos no contraturno escolar, recebendo apoio psicopedagógico e participando de atividades esportivas, recreativas, culturais e artísticas.
A Casa do Pequeno Artista atende, diariamente, cerca de 150 adolescentes de 12 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e ou social. A unidade oferece aos participantes oficinas de música, dança, comunicação artística, artes e informática.
Já a AABB Comunidade, realizada em parceria com a Federação Nacional de Associações Atléticas do Banco do Brasil (Fenabb) e com a Fundação Banco do Brasil (FBB), tem como objetivo apoiar as famílias no processo de formação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, por meio de atividades ligadas à cultura e ao esporte.
O CCI, por sua vez, realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática.
Todos os serviços são geridos pela SDS e executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.
SDS