O secretário de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Flávio Cheker, visitou na quarta-feira, 30, as instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher e do Creas Infância e Juventude. Também estiveram presentes o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Rogério de Souza, e chefes de departamentos. A visita teve como objetivo verificar as necessidades de cada unidade e estabelecer metas para otimizar a prestação dos serviços.
Os Creas são unidades polo de referência, coordenadores e articuladores da proteção social especial de média complexidade. Estes centros são responsáveis pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
O Creas Idoso/Mulher é responsável pela oferta de atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com idosos e/ou mulheres em situação de ameaça ou violação de direitos. As denúncias são acolhidas por telefone, encaminhamento de outras instituições ou através de atendimento presencial. A unidade oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a verificar a denúncia acolhida e favorecer a reparação da situação de violência vivida. O Creas Idoso/Mulher funciona no Centro da cidade, na Praça Antônio Carlos, 371.
Localizado na Rua Espírito Santo, 444, também no Centro, o Creas Infância e Juventude presta atendimento a crianças e adolescentes vítimas de todo tipo de violência – exploração e abuso, trabalho infantil e adolescentes autores de ato infracional em medida de proteção (liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade). Dentro da unidade funciona também o Disque Denúncia Municipal, que fica à disposição da comunidade para queixas sobre qualquer situação de violação de direitos, seja de crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Após repassadas as informações, a denúncia é encaminhada para o Creas de referência.