O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, participa, na próxima sexta-feira, 23, do 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora. O evento, que tem como tema “Inclusão Social e Cidadania: Ideias para um Brasil Inclusivo e Transformador”, abordará questões como a inserção social de pessoas com deficiência física e síndrome de Down.
Cheker destaca a importância de se discutir o tema na cidade e região: “Uma das portas de entrada para a cidadania plena é o acesso ao mundo do trabalho. Hoje, em Juiz de Fora, a partir da criação de um departamento específico para isso, o Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq), pela Secretaria, nós temos conseguido permitir aos juiz-foranos, cada vez mais, o acesso à qualificação e ao emprego”, afirma.
O secretário explica ainda que o Estado deve garantir e facilitar o acesso das pessoas à qualificação profissional. “É fundamental que o Estado possibilite à população o acesso à qualificação e ao mercado de trabalho, para que mais beneficiários dos programas sociais atinjam a cidadania e possam abrir mão dos seus benefícios para outras pessoas que necessitam. Assim, nós teremos, de fato, um processo dinâmico de inclusão social através do trabalho”, explica.
O 2º Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora é promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) e produzido pelo site de classificados gratuitos Viverjf. O evento acontece às 13h30, no Teatro Academia, que fica na Rua Halfeld, nº 1.179 – Centro.