Juiz de Fora sediou nesta segunda-feira, 2, o 1º Seminário Regional “A Psicologia e o Suas”. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), juntamente com o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRPMG) e a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), em parceria com a Faculdade Machado Sobrinho,discutiu o papel do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Mais de 230 pessoas, de 45 municípios da Zona da Mata, participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Faculdade Machado Sobrinho, durante todo o dia.
O encontro foi aberto a psicólogos, técnicos de nível superior do Suas e estudantes de psicologia que trabalham ou se interessam pelo trabalho realizado nos equipamentos socioassistenciais. O seminário contou com representantes dos conselhos federais de Psicologia (CFP) e de Serviço Social (CFESS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e de autoridades locais.
“É fundamental que a gente perceba que a integração do trabalho, sobretudo dos profissionais da psicologia e da assistência social, é essencial para construir o Suas. Essa integração é, talvez, a chave do sucesso do sistema, do trabalho junto à assistência social e do objeto da nossa política pública. Essa experiência (do seminário) é quem vai auxiliar o MDS e os conselhos de psicologia na busca de parâmetros mais amplos e afinados com a demanda de vocês, trabalhadores”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
O representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, Wagner Saltorato, destacou o pioneirismo do seminário e parabenizou os idealizadores pela proposta, que “vem ao encontro da política nacional de educação permanente, que é a qualificação dos seus trabalhadores. Por isso, é um importante avanço estarmos aqui reunidos para discutir a atuação da psicologia no Suas, que hoje está presente em toda unidade de assistência social, seja nos Cras (centros de Referência de Assistência Social), nos Creas (centros de Referência Especializado de Assistência Social) ou nas casas de acolhimento”, declarou.
Os painéis
O primeiro painel, intitulado “O Suas e as Equipes de Referência: A Interdisciplinaridade nas Redes de Proteção”, destacou a metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial no Suas, em razão dos conhecimentos e técnicas diversas necessárias à sua efetivação, tais como, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, entre outras áreas, que precisam ser articulados pelas necessidades especificas do campo de aplicação. Foram elucidadas questões como a exigência do trabalho interdisciplinar e intersetorial na consolidação do Suas, pela necessidade do diálogo entre campos de saberes diferentes, para fortalecer a construção de um sistema baseado na garantia de direitos.
“Compreender o papel do profissional da psicologia na política é essencial para o desenvolvimento desse trabalho integrado às demais profissões. Compreender a particularidade de cada saber profissional envolvido nos espaços de construção do Suas nos possibilita otimizar e qualificar nossa atuação, oferecendo um serviço público de qualidade e responsabilidade aos indivíduos, à família e à sociedade em geral”, afirmou a representante do Conselho Federal de Serviço Social, Vanessa Sales.
Já o segundo painel, com o tema “A Psicologia no Sistema Único de Assistência Social”, tratou sobre as atribuições da área da psicologia no desenvolvimento da política socioassistencial. Temas como os níveis de proteção no Suas, as diretrizes da prática do profissional da psicologia e as demandas dos profissionais por orientações de sua atuação no atendimento aos cidadãos também foram abordados.
“O usuário é o foco do nosso trabalho. Mas, acima de tudo, temos que entender que quem está na ponta, executando esse projeto – no caso o Suas – são os trabalhadores. É de suma importância que tenhamos condições de dialogar com esses profissionais, para entendermos essa demanda, esse dia a dia, e procurar refletir junto às diversas entidades da psicologia, pois só assim vamos garantir que a política do Suas avance cada vez mais”, ressaltou o vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Oliveira.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
SDS